Sunday, 10 June 2012
Virgínia, Dâmaso, Emílio e Teófilo
Virgínia, Dâmaso, Emílio e Teófilo
inauguração 15 de Junho, 22h
Virgínia, Dâmaso, Emílio e Teófilo desenvolve-se em torno de quatro pessoas cujo nome foi dado a ruas da freguesia de Campanhã: Virgínia Moura, Dâmaso (Romão) Carreiro, Emílio Biel e Teófilo Seyrig.
Virgínia Moura foi a primeira mulher licenciada em Engenharia Civil em Portugal e uma destemida militante anti-fascista; Dâmaso Romão Carreiro foi professor do ensino primário e adaptou ao universo escolar português, na década de 1930, um método de ensino informal e lúdico baseado na ideia de auto-aprendizagem; Emílio Biel foi um homem de negócios, nascido na Alemanha que se radicou no Porto em 1860, apaixonado pela fotografia, pela tecnologia e pela colecção de borboletas; e Teófilo Seyrig foi o engenheiro de origem prussiana que trabalhou no projecto da Ponte D. Maria Pia (com Gustavo Eiffel) e no projecto da Ponte D. Luiz I (com a Sociedade Willebroeck).
Mais ou menos esquecidos, eles são evocados na instalação que ocupa o espaço da antiga tipografia.
Espaço Campanhã
Quinta a Sábado 15h00 - 19h00 | Espaço Campanhã | Rua Pinto Bessa, 122 Armz. 4, Porto espacocampanha@mail.com
Subscribe to:
Post Comments (Atom)
Gostei muito (apreciação comum, que por vezes é perfeita);a ideia de relacionar todas aquelas pessoas, precisamemente aquelas, é (agora) óbvia, e isso diz tudo.
ReplyDeleteMuito obrigada!
ReplyDelete